Conheça a história do Conselho da Comunidade de Taubaté
Dedicação e serviço
Todo o trabalho realizado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, uma entidade civil sem fins econômicos, é realizado pelos voluntários da própria comunidade local. São iniciativas que têm o objetivo de apoiar o Juízo das Execuções Criminais e Corregedoria de Presídios, conforme previsto nos artigos 80 e 81 da Lei de Execuções Penais (LEP).
Tudo começou em 2013 por iniciativa da Juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, com apenas três voluntárias: Neide Duarte, Maria Teresa de Oliveira Ivo e Claudia Segalla. Juntas, as quatro mulheres faziam visitas semanais às prisões do Vale do Paraíba/SP, que estão sob a responsabilidade do Departamento Estadual de Execução Criminal (DECRIM) da 9ª. Região Administrativa Judiciária.
A instituição cresceu e se fortaleceu. Hoje, conta com a participação ativa de cerca de 17 integrantes, entre conselheiros e colaboradores, o que torna possível o desenvolvimento de atividades e projetos voltados a contribuir com o processo de reintegração social dos indivíduos presos.
Uma parceria entre sociedade civil e poder público tornou possível o surgimento de diversas iniciativas que envolvem as unidades prisionais da região administrativa pertencentes à jurisdição do DECRIM - 9ª. RAJ, todos com semelhantes objetivos e fundamentos.
O Conselho acredita na importância da cooperação entre a sociedade e o governo para alcançar a paz social e o bem comum.

Nossa Missão
Queremos fazer um mundo melhor, onde as pessoas que delinquiram possam voltar a fazer parte da sociedade organizada e tenham chance de construir uma nova e feliz trajetória, ao mesmo tempo em que a sociedade não venha a sofrer danos causados por aqueles que praticaram crimes no passado e se reabilitaram. Nesse pensar, nosso objetivo é trazer paz e uma vida melhor para todos.



